• ]
 

O CRIADOURO
 
O CRIADOURO CELEBRIDADE é uma homenagem ao famoso pássaro CELEBRIDADE, bicudo conhecido em todo o BRASIL, criado pelo ilustre Dr. AILTON MILWARD AZEVEDO, filho do P1 (neto do PEÃO, bisneto do SOBE E DESCE), com MALAGUETA que também é SOBE E DESCE.
 
Presenteado ao compositor CHICO ROQUE, que com maestria revelou a fera, este cedeu para o criador Wagner de Angra dos Reis onde permaneceu até o ano de 2010, sendo cedido neste período ao Criador Ney de Magé.
 
Ao saber da suposta transferência do CELEBRIDADE para a cidade de SÃO PAULO o criador RICARDO DUTRA, Fã incondicional da raça Sobe e Desce e do seu descendente, incentivado pelos amigos SERGIO ROQUE e CLAUDIO JÚNIOR, introduziu a ESTRELA DAS ESTACAS ao criadouro que a partir desta data passou a se chamar CRIADOURO CELEBRIDADE, onde permanece até hoje transferindo para os seus filhos e descendentes o seu sangue de CAMPEÃO.
 
Após vários anos criando aves diversas, resolvemos investir alto na criação do BICUDO VERDADEIRO, então incorporamos em nossas empresas o CRIADOURO CELEBRIDADE, onde predominam representantes dos melhores raçadores do BRASIL, especializado em bicudos de fibra, pássaros de estrema raça, canto e postura.
 
Adotando manejos diferenciados, estamos conseguindo obter sucesso seguindo os passos dos maiores criadores e consequentemente obtendo excelentes resultados. Nosso plantel é composto de Bicudos de muita fibra, repetição e beleza, descendentes das raças (sangue) do SOBE E DESCE, PEÃO, PORTENTO, MINOTAURO, VAN GOGH, BARBACENA, DRAGÃO NEGRO, COMANCHE, APOLO, ARAGUARI, e OUTROS.
 
Neste Site, tentamos passar um pouco da vivência adquirida ao longo dos anos de experimentos e pesquisas em diversas criações, informações colhidas em artigos na internet, livros e a colaboração de amigos criadores, visando o auxílio aos futuros e atuais adeptos a criação de Bicudos, na obtenção dos melhores resultados.
 
Esperamos poder atender a todos os apaixonados, por essas aves maravilhosas, que em busca por exemplares de qualidade e ótimos resultados visitam o site CELEBRIDADE.
 
O CANTO DO BICUDO
 
A ESTRUTURA
 
Para que se obtenha sucesso na criação/reprodução de bicudos, existem vários aspectos que devem ser analisados como, por exemplo: a dimensão, cobertura, claridade, ventilação, umidade, água, temperatura, ninho, poleiros, proteção e outros. Com isso, projetei o criadouro, buscando qualidade nas principais características que influem para um bom condicionamento dos Bicudos, visando principalmente uma boa ventilação, iluminação e um local onde as aves se sintam seguras.
 
O Criadouro CELEBRIDADE, foi concebido com detalhes minuciosos em sua construção, tendo em vista a melhor adaptação e comodidade das aves que nele habitam.
A edificação foi elevada com a frente voltada para o sol nascente. Contendo espaço reservado para acomodações dos filhotes, femeas, reprodutores e machos de roda. As prateleiras são no sentido longitudinal afastadas das paredes com capacidade para suportar o peso das gaiolas (o material utilizado foi, cantoneiras em ferro e pvc), todas padronizadas, tanto para as fêmeas como para os machos com a finalidade de coincidir os passadores no momento da cobertura.
 
O criadouro foi construído na forma retangular, com área de livre acesso do tratador e da pessoa que terá a tarefa dos cruzamentos. No seu interior água potável encanada em abundancia, com filtros, pias e tanques que facilitam o tratamento, higiene das gaiolas e a administração de água filtrada ou mineral para banho e hidratação dos pássaros.
O local onde se desenvolve o ciclo reprodutivo é muito claro e arejado com boa circulação de ar, evitando o vento canalizado, ou seja, vento direcionado aos pássaros que podem acarretar doenças respiratórias. A temperatura permanece sempre entre 25 a 33 graus centígrados e a umidade entre 50 e 60% evitando a proliferação de fungos; a limpeza é feita diariamente utilizando desinfetantes e bactericidas.
 
 
 
CARACTERÍSTICAS GERAIS
 
• Saída para o ar quente na parte mais alta do ambiente;
• Entrada de sol da manhã;
• Piso frio;
• Sistema de vidros com aberturas para circulação do ar e proteção contra entrada do vento frio;
• Torneiras com filtros e pias próximas das gaiolas;
• Telas contra entrada de insetos e roedores;
• Cuidados diários contra o ataque de fungos e bactérias por causa da umidade excessiva;
• Sistema de escoamento de água nas lavagens do piso.
• Utilização de produtos de limpeza com desinfetantes e antibacterianos.
• Veterinário responsável pelo Criadouro com visitas semanais e Socorro imediato 24:00h.
• Exames periódicos de protozoários e bacteriológicos.
• Ração e sementes balanceadas e adquiridas periodicamente de fornecedores idôneos, não admitindo-se o armazenamento ou estoque.
• Banhos de sol e agua constantemente.
• Gaiolões individuais de cerca de 3 (três) metros de comprimento para moradia e 10 (dez) metros para exercícios diários.
• Aquecedor de gaiolas individual
• Aparelho de som para o aprendizado
• Conjunto para alimentação manual de filhotes
• Gaiolas de Arame, apresentando maior eficiência na adaptação do manejo das aves.
• Treinamento e condicionamento para canto em estacas, torneios e exposições.
 
Todos os procedimentos são planejados com detalhes pois os Bicudos, como outros animais, apreciam uma rotina bem estabelecida. Horário do banho, da limpeza das gaiolas, composição da dieta e fornecimento de suplementação que nunca não devem ser alterados bruscamente. A dieta é feita com planejamento. Formulação da mistura de sementes, fornecimento de extrusados, receita de farinhada, complementos de vitaminas e aminoácidos, tudo planejado para que não sofra seguidas variações bruscas.
 
No criadouro Celebridade tem se como um dos cuidados primordiais, a limpeza e higienização, sendo realizada diariamente visando a saúde dos nossos pássaros. Vamos descrever um pouco do nosso cotidiano:
 
• Tudo deve estar bem limpo: ambiente, gaiolas, comida, ninhos e poleiros por isso nossa higiene é completa. Para cada pássaro separamos dois bebedouros o que torna o manejo mais prático, pois enquanto um está em uso o outro é lavado e desinfetado para que no outro dia já esteja pronto para ser utilizado, onde diariamente a água é trocada. Já na alimentação, para cada etapa se utiliza uma ração com nutrientes específicos, tendo sempre diariamente ração fresca e em abundância a disposição dos nossos pássaros.
 
• A farinhada é trocada todos os dias. Separamos para cada pássaro dois comedouros do modelo “unha”, seguindo o mesmo sistema do bebedouro, grades e fundos; enquanto um está em uso o outro é lavado e desinfetado.
 
• A água de banho é colocada diariamente, adicionada de três gotas de vinagre de maçã, evitando assim a infestação de piolhos. Retirada das gaiolas após o término do banho dos pássaros, todas as banheiras são higienizadas com água e sabão neutro.
 
• As gaiolas são lavadas em períodos curtos e as grades de fundo são trocadas todos os dias. O chão e a pia são higienizados todos os dias com sabão, desinfetante e bactericida, sendo logo depois de secados com pano de algodão tendo em vista a grande preocupação com a umidade evitando a proliferação de fungos. Lembramos que todos os objetos utilizados são de uso exclusivo e específico do criadouro.
 
• Não é permitida a entrada de outros animais em nosso estabelecimento, sendo adaptado telas nas janelas evitando assim a entrada de outros pássaros.

 
 
www.criadourocelebridade.com.br - 2017 - Desenvolvimento: